sexta-feira, 26 de junho de 2026

...Caminhando juntos...



Casal bem abraçadinhos, caminha sobre a fria neve.
Juntos ficam bem felizes, sob um sĂł casaco,  planos fazem para melhor se aquecer.
No parque ninguém mais circula...
O frio as pessoas amedronta. 
Mas Beto e Lina  para ele nĂŁo ligam...Sabem que falta pouco para em casa chegar e depois que a porta atrás deles se fechar, o calor do amor os fará vibrar... 
Falta pouco, pouco...
Assim o frio lá fora ficará e  tudo a amor exalará!
Lá dentro, agora, o cinza do cenário do inverno, será então luminoso!

beijso, chica


terça-feira, 23 de junho de 2026

...Utopia?...




 Imagem que vi na net e fiquei a refletir...
 

Num prédio de apartamentos...

Quantas famĂ­lias ali estĂŁo!

Quantos problemas por lá haverão?

Nunca estamos sozinhos, estamos rodeados...

Mas será um com o outro vizinho ao lado, em cima ou com o de baixo se preocupa?

Se cada um , sem intromissões, pensasse que em cada daqueles andares ou janelas, pode algo diferente estar acontecendo naquele mesmo dia e hora? 

Com certeza um pouco de empatia faria bem. Cada janela uma luz, seja para a alegria festejar, seja para consolar... 

E, sem invasões ou desrespeito Ă  privacidade, emanar bons  sentimentos, desejos e ou festejar, ainda que mentalmente... 

Seria muito lindo!  

SERIA, mas infelizmente, o mundo parece para isso, nas grandes cidades, nĂŁo mais lugar ter!

Pena!



beijos, chica



segunda-feira, 15 de junho de 2026

...Um SOL para cada um...

 

"A Casa Amarela" ( Vincent Van Gogh – 1888)

Minha participação nesse projeto que acontece
AQUI, sempre no dia 15 de cada mĂŞs:

O que lhe sugere essa imagem?

Numa cidade sem cor, cinza, havia muita solidĂŁo.
Resolveram, de comum acordo, por lá tudo transformar e escolheram ânimo e cor colocar.
Entre muitas sugestões, foi escolhida a amarela, para uma quadra inteira pintar.
Todos juntos, cada um com mais expectativa, sua casa pintou.
Parece que tudo deu certo, a energia lá voltou...
Pessoas agora lá  passeavam, cafĂ©s, fruteiras, mercadinhos movimentados novamente voltaram a ficar. 
O amarelo trouxe luz, renovação, alegria e agora em cada um dos casarões amarelos, tudo pode acontecer...
Menos a antiga tristeza e melancolia que por lá costumava se ver!
Um toque de sol sempre a brilhar, fez tudo por lá otimismo irradiar!

beijos, chica

quinta-feira, 11 de junho de 2026

...Desafio de JUNHO da Rebeca ...

                                                     


 Aqui minha participação para o DESAFIO DE JUNHO  lá do blog da Rebeca

Tarefa:

Sua histĂłria (seja um poema ou um conto) deve ser enquadrada no campo educacional .
VocĂŞ nĂŁo pode usar a palavra: classe .
Incorpore pelo menos uma destas palavras no seu texto: medalhão , gárgula .

******************


LucĂ©lia,todos dias  ia Ă  escola num Ă´nibus escolar.
E por onde passava, detinha-se, enquanto a melhor amiguinha no ônibus não entrava, a olhar detalhes do caminho e construções.

Algumas esculturas atĂ© a apavoravam, mas mesmo assim de tĂŁo intrigantes eram, a cada dia ela novamente olhava e pensava  por qual motivo tantos monstros colocavam nas edificações e fachadas igrejas e prĂ©dios?

Seriam para assustar?

Quando chegava ao colégio, entre tantos bons papos com coleguinhas e tarefas a fazer e do quadro copiar, acabava por esquecer de para professora sobre aquilo perguntar.

Assim passavam os dias ,atĂ© que. em tempos em que nĂŁo havia a facilidade do celular e google,  resoloveu na biblioteca do colĂ©gio pesquisar .

Descobriu então que aquilo eram gárgulas.
Ficou encantada eom a diversidade delas nos mais variados lugares do mundo.
Espanha


França

Itália

Assim, descobriu que as gárgulas sĂŁo estátuas com face ou figura de animal projetada a partir da caleira (um item de proteção para as mĂŁos ou umsistema de captação de água da chuva), em especial de edifĂ­cios gĂłticos. 

Elas podem ser encontradas em muitas igrejas e prĂ©dios. 

Mesmo possuindo imagens que pareçam grotescas, a palavra gárgula abrange todo tipo de imagem.

Elas sĂŁo esculpidas como monges, já outras combinam animais de forma real ou atĂ© mesmo pessoas. 
Muitas delas carregam um perfil cĂ´mico ou mesmo assustador outras, espiritual.




Rio de Janeiro


Ali na biblioteca em vários livros pesquisou e por conta própria elaborou um trabalho que apresentou à professora.

Essa gostou muito do trabalho de pesquisa e no final daquele mĂŞs, LucĂ©lia recebeu uma medalha  contemplando o esforço e iniciativa.

Os anos se passaram ,ela ainda guarda com carinho a honra recebida e agora arquiteta de sucesso na sua cidade, pensa em como a vocação chegou para ela desde pequena. Valeu!


beijos, chica


sábado, 6 de junho de 2026

... Poetando com a Norma...

 

google-pinterest

Numa igrejinha de madeira
ela gostava sempre de entrar
no mato, em meio a clareira
aparecia ela pra lá rezar.

Lá dentro sentia-se bem
o seu coração abria
Quase não via ninguém
mas sua alma sorria...

Lá dentro sonhava com o amor
que pedia a Deus encontrar...
E,pedia sempre , com fervor
por todos que ela estava a cuidar...

O tempo depressa passou
ela quase nem o viu passar...
menina grande se tornou
mas seguia sempre a sonhar...

Pois um dia foi atendida
o amor Ă  sua porta bateu
na capelinha pretendida
o casamento dela se deu!

Era tĂŁo lindo deles o amor
que grande, várias vezes, frutificou
E naquela pequena igrejinha
cada um deles se batizou...

Agora os filhos,já crescidos
a cidade pequena resolveram deixar
mas pra ela, os momentos lá vividos
dentro dela, para sempre, iriam ficar!

chica




* Participando do convite da Norma e meu tema Recordações, saudades...

quinta-feira, 28 de maio de 2026

...Aquecimento...


Foto daqui
  


Dia frio, 

campo de geada coberto...

casal se viu, 

ninguém mais por perto!

O que  fazer

para nos esquentar?

Eles sabem... 

E vão o cenário aproveitar!


chica

terça-feira, 19 de maio de 2026

... Numa foto cabe tanto...

Foto do Catalin
 

Numa sĂł foto, 
quanto  cabe de mim...

Tem céu, tem mar...
Pedras para  escalar...

Areia para caminhar, 
flores para mais ainda enfeitar!

Daqui onde estou,
saudades muitas a sentir!

Enquanto viajo na foto, 
sonho em para o mar poder ir!

chica